Relógio Biológico

Descubra por que muitas vezes nós acordamos apenas alguns minutos antes do relógio despertar e como esse mecanismo do nosso corpo funciona.

Você fica surpreso ou irritado quando acorda apenas alguns minutos antes do despertador tocar? Cientistas do Instituto Salk de Estudos Biológicos encontraram a explicação para isso. De acordo com eles, essa capacidade se deve a um componente do nosso relógio biológico que até então era desconhecido.

  Todas as manhãs o nosso relógio biológico reforça o metabolismo e coloca diversas funções fisiológicas importantes do nosso corpo em funcionamento. São essas funções que dizem ao nosso corpo que é hora de levantar.

 A proteína encontrada no relógio biológico é a JARID 1a, que pode ajudar a entender melhor os processos de insônia e por que o relógio biológico falha à medida que nós envelhecemos ou quando existem doenças crônicas. Além disso, a proteína pode ajudar a entender os mecanismos do câncer.

 Nos mecanismos moleculares que controlam o ciclo de sono há uma proteína que aumenta e diminui a cada 24 horas. As nossas células usam esse nível como indicador do horário do dia e, em função dessas quantidades, dizem ao corpo se este deve estar desperto ou não. Quando os níveis dessa proteína caem, na parte da noite, o sistema do nosso relógio biológico passa a funcionar de forma mais lenta.

 De acordo com o que descobriram os pesquisadores, para que tudo volte a funcionar na manhã seguinte, é necessária a intervenção da proteína JARID 1a, que funciona como um interruptor que serve para ligar o nosso corpo.

 FONTE: UNIVERSIA BRASIL

Deixe uma mensagem



* Campo obrigatório