MEC divulga escala de notas do Enem

O Ministério da Educação divulgou na tarde desta quinta-feira (22) as notas mínimas e máximas tiradas pelos alunos nas provas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) realizadas em outubro.
Em ciências humanas e suas tecnologias, a pontuação mínima foi de 252,6, e a máxima de 793,1. Em ciências da natureza e suas tecnologias, a nota mínima foi 265 e a máxima 867,2. Nas provas de linguagens, códigos e suas tecnologias, a menor nota registrada foi 301,2 e a maior, 795,5. Em matemática e suas tecnologias, a nota mínima foi 321,6 e a máxima, 953.
Em redação, as notas variaram entre 0 e 1.000, o mínimo e o máximo possíveis.
Segundo o MEC, não há uma nota média e as 95 instituições de ensino superior que usarão o Enem no Sistema de Seleção Unificada (SiSU) usarão o resultado de forma autônoma. No entanto, para fazer as inscrições ao Programa Universidade para Todas (ProUni) é necessário ter tirado pelo menos 400 pontos, na média geral das quatro notas (somando as notas e dividindo o valor por quatro).
A consulta individual do resultado do Enem 2011 foi aberta na quarta-feira (21). Os estudantes podem ver as suas notas no site do Instituto Nacional de Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), informando seu CPF e senha. A nota das provas objetivas é calculada utilizando a Teoria de Resposta ao Item (TRI), que permite a comparabilidade entre provas diferentes e divide as questões entre diferentes graus de dificuldade. Por isso, o número de acertos na prova não serve de referência para a nota final, já que a pontuação de cada questão é calculada de maneira distinta.
Mais de 108 mil vagas
Os candidatos poderão usar o resultado do Enem 2011 para se inscrever no SiSU em 2012. De acordo com o ministério, o sistema será divulgado na próxima segunda-feira (26) apenas para consulta, e as inscrições terão início à zero hora do dia 7 de janeiro.
No total, segundo o MEC, 95 instituições de ensino superior de 26 estados brasileiros (com exceção do Distrito Federal), por meio do sistema, oferecerão 108.552 vagas em 3.327 cursos . O ministério afirmou que o número de vagas é 30% maior que na seleção realizada em 2011.
Na edição de 2012, o SiSU ficará no ar 24 horas por dia, entre 7 e 12 de janeiro, para receber as inscrições dos candidatos. A primeira chamada será divulgada no dia 15 de janeiro, e os candidatos aprovados terão entre 19 e 23 de janeiro para efetuar sua matrícula.
Segundo o MEC, “o candidato aprovado na primeira opção de curso será automaticamente retirado do sistema. Caso não faça a matrícula na instituição para a qual foi selecionado, perderá a vaga”.
No dia 26, o SiSU divulgará a segunda chamada, com matrículas entre 30 e 31 de janeiro.
Entre 26 e de janeiro e 1º de fevereiro, quem não passou na primeira e na segunda chamada pode se inscrever na lista de espera, que será divulgada em 4 de fevereiro. A partir daí, a seleção será feita gradativamente até o dia 2 de março de 2012.

ESCALA DE NOTAS DO ENEM 2011
Prova
Nota mínima
Nota máxima
Ciências humanas e suas tecnologias
252,6
793,1
Ciências da natureza e suas tecnologias
265
867,2
Linguagens e códigos e suas tecnologias
301,2
795,5
Matemática e suas tecnologias
321,6
953
Redação
0
1.000
fonte: G1

59 mensagens

  1. Vários candidatos questionam quanto ao cálculo da nota do Enem ou a média para conseguir passar em determinado curso. Segundo o MEC, não há uma nota média.
    A nota das provas objetivas é calculada utilizando a Teoria de Resposta ao Item (TRI), que permite a comparabilidade entre provas diferentes e divide as questões entre diferentes graus de dificuldade. Por isso, o número de acertos na prova não serve de referência para a nota final, já que a pontuação de cada questão é calculada de maneira distinta.

  2. Dayane Karlla /

    Anaa minha nota foi boa, qro saber se vcs tem uma base das notas dos alunos do fismat, pra que eu possa comparar e ver se dar pra entrar em odonto!!
    Valeeu :)

    • Oi! Dayane, somente em janeiro quando começarem as inscrições do sisu será possível fazer um comparativo. Por enquanto, as informações de pontuação com definição dos cursos são vagas. Qualquer novidade, informaremos aqui no site. Abraço e um Feliz 2012!

  3. MUITOS ALUNOS QUESTIONAM QUANTO AOS CRITÉRIOS DE SOMA DAS MÉDIAS PARA O SISU. CADA UNIVERSIDADE PODE UTILIZAR SEUS PRÓPRIOS CRITÉRIOS. POR ISSO AINDA ESTÁ CONFUSO PARA O CANDIDATO. A REGRA GERAL SERIA: SOMAR AS 4 NOTAS E DIVIDIR POR 4 E DEPOIS SOMAR O RESULTAO À NOTA DA REDAÇÃO E DIVIDIR POR 2. NO CASO DA UFAL, A COPEVE NOS PASSOU A INFORMAÇÃO DE QUE RESOLVEU ADOTAR A MÉDIA ARITIMÉTICA DAS 5 NOTAS. O CANDIDATO DEVE FICAR ATENTO, A NOTA VAI VARIAR DE ACORDO COM OS CRITÉRIOS DAS UNIVERSIDADES ESCOLHIDAS.

  4. QUERO ENTENDER COMO FAZER PARA CHEGAR AMINHA NOTA FINAL DO ENEM? PODE ME AJUDAR?

  5. oi ana
    gostaria de saber como faço para mim escrever
    na ufal pelo enem…
    desde ja obrigada
    abraços

    • Williane, você deve fazer a sua inscrição no Sisu, que irá utilizar a sua nota do enem. Leia a matéria aqui no site que explica todo o procedimento (VEJA COMO PARTICIPAR DO SISU 2012). BOA SORTE!!!

  6. Dayane Karlla /

    aah. a UFAL vai seguir a média aritmética é??!!
    Eu pensanva que seria de acordo com a regra geral!
    Se for pela média aritimética a minha nota vai cair muiito. :(

    Aninha, perguntaa ai ao Milton se eu tenho chance em odonto tirando 640 … Não sei, inicialmente eu quiria arquitetura, mais odonto é um sonhooo! IAI SERÁ??

    Muitoo obrigada! :*

  7. Não acredito que a ufal não vai seguir a regra geral =(, dessa forma a minha nota vai cair muito de 677 para 575 isso ta confirmado mesmo ana? a ufal vai aderir a média aritimética das 5 notas?
    fiquei triste agora…

    obrigado e happy new year!!!!!

    • Ellena, a confirmação de que a Ufal irá utilizar a média aritimética das 5 notas nos foi passada esta semana pela Copeve. Mas, fique tranquila, a situação é a mesma para todos os candidatos. Boa Sorte! Estamos torcendo por você. E um FELIZ ANO NOVO!!!

  8. francisca de assis fabricio da silva /

    gostaria de saber qual foi aminha nota mas nao estou consigo mim ajudem por favor

    • Francisca, você deve estrar no site do enem (http://sistemasenem2.inep.gov.br/), digitar a sua senha e CPF. Assim aparecerão as notas. Você deve observar quais são os critérios adotados na universidade que você pretende se inscrever. No caso da Ufal, você deve somar as 5 notas e dividir por 5. Esta foi a informação passada pela Copeve/Ufal, recentemente.

  9. DAYANE KARLLA /

    Anaaa, me ajuda! Me falaram que a ufal vai usar pesos nas notas de cada materia, é verdade?
    Como será isso?
    Isso melhora ou piora tudo?

    Valeu

    • Olá, Dayane! A informação passada na semana passada pela Copeve foi de que a Ufal irá fazer uma média aritimética para chegar a nota final. Soma as cinco notas e divide por cinco. Sendo assim, todas as disciplinas passam a ter mesmo peso.
      Boa sorte!

  10. Junior Cd's /

    Para a tristeza de alguns a justiça foi feita!!!
    Muitas pessoas iriam se beneficiar por conta da redação ex: uma pessoa que teve a média de 350 pontos nas 4 matérias se fizessem uma redação legal obtendo assim uma nota de 800 sua media seria de 575, mas usando o metodo da Ufal ela será de 440… O que a Ufal mais quer é conhecimento!!! Graças a Deus, quem sabe sabe!!!!

  11. Boa Tarde!!! gostaria de saber se a existe a possibilidade de passar em Administração na Ufal com 553,8 pontos.

  12. jose roberto /

    Bom dia, Ana!

    Você sabe me informar como a UFAL usará a nota do enem 2012/2013? Ademais, qual foi a menor nota de classificação do enem anterior para o curso de engenharia de petróleo, engenharia civil e produção?

    grato!

    josé Roberto

  13. Também fui “prejudicada” pela resolução da UFAL… concorro pra Medicina, pela regra geral minha média foi de 788,2 pontos, mas pela regra aritmética simples fico com 758 pontos bem menos dos 772 necessários… fiquei triste pois gostaria mesmo de me candidatar a essa Instituição.
    Aliás pessoal, muito obrigada por explicar essas coisinhas pra nós, ansiosos vestibulandos! Rs! Vcs prestão uma gentileza fora do comum!!

    PS: alguma faculdade vai mudar o método tb?!

  14. Acabei nao fazendo minha pergunta: alguma faculdade utiliza o sistema de utilizar a nota da redação como sendo metade da prova?! Se puderem ajudar fico grata! :)

    • laura serino elias /

      os critérios da ufal é prejudicial para quem deseja engressar para fazer curso sonhado mas gostaria saber se tem outra instituiçao no nordeste que nao prejudique os vestibulandos

  15. renato da silva santos /

    como é calculada a nota média para a entrada na ufal? se puderem me ajudar agradeço muito!

    • Renato, Raquel… A Ufal utiliza o Enem e o Sisu, por isso segue a definição do Inep. O método utilizado pelo Inep para calcular as notas do Enem é a Teoria de Resposta ao Item (TRI). Diferente da maioria das provas, nas quais as notas são calculadas de acordo com o número de acertos, no Enem a pontuação é calculada levando em consideração também a coerência das respostas do participante diante do conjunto das questões.
      A TRI avalia cada questão de acordo com o grau de dificuldade, o poder de discriminação e a possibilidade de acerto no caso de chute. Assim, cada pergunta possui uma pontuação. Uma questão, ou item, em que muitas pessoas acertam terá uma pontuação baixa, enquanto aquela que poucos acertam vale mais. Dessa forma, a nota mínima não é zero e a nota máxima não é 1000. No Enem, dois candidatos podem acertar o mesmo número de questões e terem notas diferentes.

  16. Alguém sabe dizer se com 431,48 pontos na media do enem, se eu consigo algum curso na ufal? E se consigo, quais cursos é disponivel com essa pontuacão? Desde ja fico grata a quem poder me responder.

    • Danielle, a pontuação depende se o candidato é cotista ou não. Durante o período de inscrição do Sisu é possível observar a nota de corte para os cursos e universidades pretendidas. Observe diariamente e faça a sua escolha. Boa Sorte.

  17. Vocês pode me dizer como a universiade federal do piaui usa o critério para a soma das 5 notas? se dividi por 4 ou por 5?
    obrigado!

    • Geordano, a regra geral é somar e divdir por cinco. Mas, a casos em que a universidade utiliza pesos diferentes para as disciplinas. Fique atento. Acabei de entrar no site da EFPI, mas não consegui confirmar ou acrescentar a informação solicitada.

  18. Olá Ana, dá pra passar o email do Milton,queria discutir a questão da minha nota e do curso que eu quero. Beijo.

  19. A Ufal utilizará para calcular a nota do Enem 2012 a média aritmética ou a regra geral? Obrigada!

    • Márcia, a Ufal utiliza a regra geral: soma as quatro competências + a redação e divide por cinco. Boa Sorte!

  20. GABRIELI CAMELO ARCOVERDE DA SILVA /

    POR FAVOR, GOSTARIA DE SABER SE A MINHA FILHA CONSEGIUI NOTA NO ENEM, SUGICIENTE, PARA ENTRAR NO CURSO DE ARQUITETURA NA UFAL.
    AGUARDO RETORNO.
    ABRAÇOS.

    • Olá, Gabrieli! Somente ela tem acesso as notas do Enem e à inscrição no Sisu, que começou hoje e segue até o dia 11 deste mês. Diariamente, o Mec libera a nota de corte de cada curso e universidade. Ela deve ficar atenta e observar se tem nota suficiente para entrar no curso pretendido. Boa sorte!

      • Felipe Gustavo /

        Olá boa tarde ana, vi que vc falou mais acima sobre algo se for COTISTA ou nao, em relação a isso, queria saber se a opção de entrar por ” conta ” foi durante a inscrição do ENEM, ou sera ao fazer a inscrição do SISU ? pois ainda nem fiz pq nao to conseguindo entrar, dizendo que a minha senha/ n° de inscrição estao incorretos, sendo que no site do enem entro normalmente, vc pode tirar essa duvida sobre aluno ” COTISTA ” que fiz ? desde ja agradeço !

  21. Olá Ana! Quando fiz minha inscrição no Enem 2012 eu não me autodeclarei parda. Isso pode influir agora, no momento da inscrição no Sisu, caso eu me inscreva pela cota racial? Obrigada!

  22. ANA, VC SABE COMO A UNIVERSIDADE FEDERAL DE SERGIPE FARÁ PARA CALCULAR A NOTA, SE DIVIDINDO POR 5, OU A MÉDIA DA PROVA, MAIS A REDAÇÃO POR DOIS? O EDITAL NÃO DEIXA MUITO CLARO!!

    • Jhonams, Após a realização do Enem o MEC disponibiliza as notas do ENEM, e a UFS envia o cadastro dos inscritos e receberá as notas dos mesmos. A partir dessas notas é tirada a média aritmética, e a universidade vai fazer a classificação para a seleção de seus candidatos com ingresso em 2013. Boa sorte!

  23. olá, queria saber como faço para obter minha nota final. e oque faço se minha pontuação for relevanta???? agradeceria muito a resposta, estou precisando muito! :)

  24. se passar na média das notas, e ainda não tiver 18 anos, só serve de experiência? obrigada:)

  25. Boa Tarde Ana =) Para a minha surpresa e desespero para a minha alma, parece q à nota do ENEM de 2012 não permitirá que eu concorra à vaga para 2014,é isso mesmo ? você confirma ? Muito obrigada pela atenção.

    • Olá, Andressa! Depende da universidade. No caso da Ufal, por exemplo, só concorre às vagas de 2014 os inscritos no Enem 2013. Mas, há universidades que utilizam de até os dois últimos anos, geralmente particulares. A informação exata, somente no edital da universidade pretendida ou ligando para a instituição. Boa Sorte.

  26. Infelizmente não fui tirei uma boa nota no enem 2012 minha média ficou com 426,4 esta nota não pode ser usada em nada o que eles farão com ela? ANA?

  27. ola, gostaria de saber se com 560 quais cursos teria possibilidade de entra? desde já obrigada

  28. como fico sabendo a minha nota geral do enem tenho realmente que dividir por cinco?se for so tirei 477pontos e muito pouco?

  29. Gostaria de saber qual o método que a ufal usa pra saber o resultado do Enem se divide por 4 e soma com a redação ou se divide por 5

  30. Nathalia' /

    Oiie, gostaria de saber como faço pra calculara média das minhas notas

  31. com 599 pontos sera que consigo algum curso ???

  32. Oi a minha média foi de 501.8 gostaria de saber se tenho alguma chance de entrar para algum curso, mesmo que na segunda ou na terceira chamada? queria poder entrar para enfermagem ou psicologia. desde de já agradeço e espero sua resposta.

    • PRISCILA, A LISTA DA PRIMEIRA CHAMADA SAI HOJE, VAMOS AVALIAR POR CURSOS. MAS, AS CHANCES VARIAM DE ACORDO COM A NOTA DOS APROVADOS NO CURSO ESCOLHIDO. CASO NÃO SEJA APROVADA NAS DUAS PRIMEIRAS CHAMADAS, INSCREVA-SE NA LISTA DE ESPERA. BOA SORTE!!!

  33. Deivisson /

    Olá a minha média foi 570, acho que a principio não consigo vaga em nenhum curso bom com essa nota, gostaria de saber como funciona essa tal lista de espera sera que você pode me explicar?

    • OLÁ, DEIVISSON! VOCÊ DEVE AGUARDAR A SEGUNDA CHAMADA. A RELAÇÃO SAIRÁ NO DIA 27/01, SEGUNDO EDITAL DO SISU.
      QUANTO À LISTA DE ESPERA, AS INSCRIÇÕES DEVERÃO SER FEITAS DE 27 DE JANEIRO A 7 DE FEVEREIRO. LEMBRANDO QUE ELA SERVE PARA O CASO DE SOBRAR VAGA NA SUA PRIMEIRA OPÇÃO. AO LONGO DO ANO, CADA UNIVERSIDADE VAI CHAMANDO ATÉ PREENCHER AS SUAS VAGAS. E PARA PARTICIPAR, A ÚNICA MANEIRA É SE INSCREVER NA LISTA DE ESPERA. BOA SORTE!!!

Deixe uma mensagem



* Campo obrigatório