Dança

É a sequência de movimentos corporais, executados de maneira rítmica e ao som de música, com a finalidade de narrar uma história ou expressar uma ideia ou emoção. O bacharel em Dança monta e dirige espetáculos musicais para teatro, cinema ou TV. Também atua como bailarino, fazendo parte de um corpo de baile, e está apto a lecionar em escolas públicas ou particulares – na disciplina de Artes -, faculdades, universidades e cursos livres. O profissional pode trabalhar, ainda, em coreografia, definindo os passos e os movimentos que os bailarinos devem executar no palco. Instituições penais e de saúde costumam contratar esse bacharel para ajudar na recuperação e na reintegração de adolescentes, crianças e portadores de deficiência física e mental. Para atuar como bailarino profissional, é preciso atestado de capacitação profissional fornecido pelos sindicatos da categoria. Para obter o documento, é necessário passar por uma análise de currículo e prova prática. O curso

O bacharelado, que forma profissionais habilitados a participar de espetáculos e a pesquisar novas linguagens na dança, tem disciplinas práticas, como técnicas de dança, improvisação, coreografia, música, voz e acrobacia, e teóricas, como comunicação e expressão, anatomia, psicologia, dança e cultura brasileiras e filosofia. Já a licenciatura, que qualifica para o ensino, também conta com matérias específicas para dar aulas, como fundamentos da ação pedagógica e gestão em ambientes educativos. Os alunos, na maioria das instituições, precisam fazer uma monografia ou uma produção artística em Dança na conclusão do curso.

Duração média: quatro anos.

O que você pode fazer

Bailado

Criar e executar coreografias, individualmente ou em conjunto.

Coreografia

Planejar e definir a sequência de movimentos que serão executados pelos bailarinos.

Direção

Criar e coordenar apresentações de balé. Escolher e dirigir os dançarinos e definir com os assistentes a cenografia, os figurinos e a iluminação do espetáculo.

Ensino

Dar aulas de dança em escolas de Ensino Fundamental e Médio, além dos cursos superiores e livres.

Preparação corporal

Orientar e ensaiar bailarinos e outros artistas para um espetáculo de dança ou teatro. Coordenar workshops e cursos sobre o tema.

Produção

Viabilizar a exibição de espetáculos de dança, conseguindo patrocínios, administrando o orçamento e providenciando os locais de ensaio e os materiais necessários à realização da apresentação.

Uma mensagem

  1. Thati Monteiro /

    *o*

Deixe uma mensagem



* Campo obrigatório