Administração Pública

É a aplicação das teorias clássicas de administração no gerenciamento das instituições públicas. Encarregado de aplicar as teorias administrativas no desenvolvimento de ações do interesse social coletivo, o administrador público é essencialmente um planejador. Cada vez mais requisitado pelo mercado, ele gerencia organizações do setor público em nível governamental, em agências federais, estaduais ou municipais, nas empresas ligadas ao terceiro setor ou em organizações não governamentais. Os profissionais são habilitados para o planejamento e a gestão de políticas públicas, implementação de programas de responsabilidade social, gestão de organizações sociais, elaboração de programas governamentais e também são requisitados em agências reguladoras e de fomento social.

O curso

O bacharelado tem muitas matérias em comum com os cursos de Administração tradicionais, como matemática, estatística, economia, administração financeira, contabilidade, gestão de recursos humanos, sistemas de informação e direito. A principal diferença é o objeto a ser administrado – no caso, projetos da esfera pública. Para isso, há matérias como radiografia do Estado brasileiro, finanças para administradores públicos, gestão de pessoas no setor público, contabilidade pública e controladoria, qualidade e produtividade dos serviços públicos, estratégias de comunicação nas organizações públicas, logística e suprimentos na área pública, entre outras. Normalmente, as faculdades exigem monografia na conclusão da graduação.

Duração média: quatro anos

O que você pode fazer

Consultoria

Planejar ações institucionais que podem reduzir custos administrativos, ampliar a abrangência das ações e potencializar os benefícios das políticas públicas. Elaborar projetos para financiamentos em bancos públicos.

Empresas do terceiro setor

Implementar programas e projetos, elaborar e planejar processos de licitação pública, promover o contato entre as empresas e o setor estatal.

Empresas privadas

Atuar em atividades que interagem com o poder público e em projetos de gestão compartilhada.

Gestão de Políticas Públicas

Elaborar, coordenar e avaliar políticas públicas no que se refere a sistemas de saúde, de educação e segurança, por exemplo, para os poderes Executivo, Legislativo e para organizações da sociedade civil.

Organizações não-governamentais

Elaborar programas de metas, gerenciar orçamento, planejar e implementar programas sociais.

Serviço Público

Administrar e dar assistência aos setores contábeis e orçamentários dos órgãos públicos. Realizar licitações e contratos administrativos. Gerenciar a ligação entre empresas públicas e privadas.

Uma mensagem

  1. Gostei de saber um pouco mais sobre Administração Pública, vou prestar vestibular para esse curso, já havia decidido antes, e agora com mais vontade.
    Abraço!

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