Interpretação de texto no Enem

Pouco mais de um quarto das questões objetivas do Enem  são de simples leitura e interpretação de
texto. A análise  levou em conta as duas últimas provas, aplicadas no ano passado.

O Enem divide seus 180 testes de múltipla escolha em quatro áreas do saber: ciências humanas e suas tecnologias; ciências da natureza e suas tecnologias; linguagens, códigos e suas tecnologias; e matemática e suas tecnologias.

Dentre elas, a que é composta basicamente por compreensão de textos é a de linguagem. Parte das perguntas de leitura e interpretação pode exigir conhecimento de vocabulário específico em diferentes gêneros, como charges, quadrinhos, publicidades, excertos de revistas, fragmentos de obras da internet, entre outros.

Embora nas demais áreas da prova objetiva o número de questões que se baseiam principalmente na leitura de um texto – imagem, trecho escrito, gráfico simples ou tabela – seja menor, não é irrelevante. Nas ciências naturais, de acordo com a verificação,  11% das perguntas podiam ser respondidas apenas com a leitura atenta e sem conhecimento específico das disciplinas.

Fonte: uol Educação

2 mensagens

  1. Ana Paula /

    Muito bom este site, parabéns…

    • Ana Paula, a equipe Fismat Curso agradece e continuará com o objetivo de manter os futuros feras atualizados sobre matérias da área de educação e as as tendências dos vestibulares e Enem. Abraço.

Deixe uma mensagem



* Campo obrigatório